Leitura

28/07/2016

Mídia internacional repercute críticas da Fenapef à segurança nos jogos

A Bloomberg, maior agência de notícias do mundo, noticiou as críticas da Fenapef ao plano de segurança dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

 

Brazil Police Union Critical of Rio Olympic Games Security Plan

Brazil’s federal police union on Wednesday criticized the security plan for next month’s Olympic Games to be held in Rio de Janeiro, citing flaws that could threaten the safety of tourists and spectators.

The head of the union, Luis Boudens, went public with his concerns ahead of the Aug. 5 opening ceremony in a report to Justice Minister Alexandre De Moraes. According to Boudens, the company selected by the Games’ organizing committee to be in charge of security screening isn’t registered with federal police, and so shouldn’t be allowed to participate, and only three airports in Brazil have proper screening systems in place.

Artel Recursos Humanos, a temporary job placement and training company that won the contract for screening at the Olympics, didn’t immediately respond to an e-mailed request for comment. Telephone messages left at the press office for the federal police seeking comment weren’t immediately returned.

 

 

Entidade de classe da polícia critica plano de segurança nos Jogos Olímpicos do Rio

Sindicato da polícia federal do Brasil criticou na quarta-feira o plano de segurança para os Jogos Olímpicos do próximo mês, que serão realizados no Rio de Janeiro, citando falhas que possam ameaçar a segurança dos turistas e espectadores.

 O presidente do sindicato, Luis Boudens, veio a público antecipando suas preocupações com a cerimônia de abertura dos jogos, em 05 de agosto, com um ofício encaminhado ao ministro da Justiça Alexandre de Moraes.

De acordo com Boudens, a empresa seleccionada pela comissão organizadora dos jogos para realizar o controle de segurança não tem registro na Polícia Federal, e por isso não deveria ter sido autorizada a participar, e apenas três aeroportos no Brasil possuem sistema de triagem adequado ao local.

Artel Recursos Humanos, uma empresa de locação de emprego e formação temporária, que ganhou o contrato para a triagem nos Jogos Olímpicos, não respondeu imediatamente a um pedido por e-mail para comentar o assunto. Mensagens de telefone deixadas no escritório de imprensa da Polícia Federal em busca de comentários não foram imediatamente retornadas.

O governo do Brasil está realizando reuniões quase diárias para abordar preocupações de segurança relacionadas com o crime de rua e potenciais ameaças terroristas. Em meio a crescentes tensões globais na sequência de uma onda de ataques terroristas em França e na Alemanha, a polícia federal na semana passada deteve 12 pessoas que supostamente planejavam ataques terroristas.

Em meio a pior recessão do Brasil em um século e severas restrições orçamentais, apenas os aeroportos internacionais de Brasília, Rio e São Paulo estão equipados com scanners finger print-capazes de comunicação em tempo real com bancos de dados criminais e terroristas da Interpol, de acordo com Boudens.

Fonte: http://www.fenapef.org.br/midia-internacional-repercute-criticas-da-fenapef-seguranca-nos-jogos-olimpicos/