Leitura

14/12/2018

Atentado em Campinas traz à tona debate sobre porte de armas no Brasil

Era em um diário que Euler Fernando Grandolpho anotava os delírios de perseguição que tinha. É tudo que se sabe até agora das possíveis motivações do ataque que ele fez na última terça-feira contra fiéis em uma missa na Catedral Metropolitana de Campinas. Segundo a Polícia Civil, Euler tinha histórico de depressão, problemas com convívio social e já havia passado por tratamento. O caso guarda certa semelhança com atentados ocorridos nos Estados Unidos – apesar de ainda não haver informações sobre a procedência do armamento utilizado pelo brasileiro. Ainda assim, o fato trouxe à tona um antigo e intenso debate: o do porte de armas.

Para o professor do Instituto Meira Mattos, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Guilherme Moreira Dias, essa é uma situação aparentemente isolada, já que o atirador não possui antecedentes criminais e não havia relação prévia entre as vítimas e o perpetrador. “A presença de policiais nas proximidades da igreja e a forma como os agentes atuaram foram muito importantes para evitar um número ainda maior de vítimas. É difícil imaginar que algo mais pudesse ser feito naquele contexto”, defende Dias, que também é pesquisador do Observatório Militar da Praia Vermelha. Para o professor, é difícil atribuir responsabilidades sem saber as motivações de Euler, que poderiam variar desde um surto, um colapso até algum tipo de problema mental.

“Esse é o tipo de ação difícil para a polícia porque se trata de uma pessoa com algum transtorno”, defende o coronel José Vicente da Silva, ex-secretário nacional de Segurança Pública e coronel da reserva da Polícia Militar. De acordo com Silva, a situação é extremamente difícil para a polícia sob dois aspectos. Primeiro porque se trata de uma igreja, lugar de difícil prevenção do uso de armas de fogo. Em segundo lugar, pela dificuldade de negociação. “A única solução possível nesse caso seria tentar limitar a ação do atirador a partir daquele momento, que foi o que aconteceu”, conta.

Ainda segundo o coronel, esse tipo de caso é muito comum nos Estados Unidos, onde o acesso a armas de fogo é mais facilitado. “No Brasil, nós temos muito mais homicídios e mortes intencionais por variados tipos do que casos como esse da catedral”, relata. Um estudo feito em 2016 pela ONG Small Arms Survey revela que o Brasil é o sétimo país do mundo com maior número de armas nas mãos da população civil. São 14,84 milhões de armas legais e ilegais em circulação, uma média de 8 para cada 100 habitantes. Já os Estados Unidos lideram o ranking com 270 milhões de armas de fogo. É a maior concentração do mundo: 89 armas para cada 100 habitantes. O estudo aponta também que 70% das armas existentes no mundo estão nas mãos da população, não com os agentes legais.

Silva chama atenção para o fato de que, quando há mais armas em casa, as chances de ocorrerem mais suicídios aumenta. “Há também uma tendência de mais acidentes pelo uso indevido de armas por pessoas desabilitadas, como crianças”, conta. Já a pesquisadora do Instituto Igarapé Michele Gonçalves dos Ramos aponta que esse tipo de incidente fortalece a importância de dar força à Regulação Responsável de Armas e Munições. “Essa é uma política fundamental para a redução dos níveis de violência. Temos de tratar esse tema de maneira bastante responsável, e a tragédia que aconteceu em Campinas é um lembrete trágico da importância dessa agenda”, comenta.

Em 2011, um homem de 23 entrou em uma escola da Zona Oeste do Rio de Janeiro e matou 11 crianças antes de se suicidar. Só nesse ano, já ocorreram sete chacinas no Ceará, totalizando 48 vítimas fatais. Para Ramos, esses casos ainda estão distantes de colocar o Brasil no mesmo patamar dos Estados Unidos, mas devem ser encarados como um alerta. “Ainda estamos longe desse cenário, mas esse é um lembrete importante de que precisamos tratar essa questão com bastante responsabilidade para que não agravemos ainda mais o cenário da violência armada no Brasil”, defende.

Em 2016, 43.200 pessoas foram mortas por armas de fogo no país, o que coloca o Brasil no primeiro lugar do ranking mundial de mortes por armas de fogo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. “Somos um país com mais de 63 mil mortes violentas por ano e 70% dessas mortes são cometidas por armas de fogo. Precisamos trabalhar para reverter esse cenário, não o agravar ainda mais com a liberação do acesso às armas de fogo”, argumenta Ramos. Para a pesquisadora, a permissão do porte civil é um dos pilares centrais da legislação e seria um retrocesso imenso, já que aumentaria a probabilidade de ocorrência desse tipo de evento.

Fonte: https://epoca.globo.com/atentado-em-campinas-traz-tona-debate-sobre-porte-de-armas-no-brasil-23300975