Leitura

13/02/2019

GEAP ANUNCIA REAJUSTE DE 9,76% E ALTERNATIVAS PARA DIMINUIR CUSTOS

A Geap anunciou que as mensalidades do plano de saúde apresentarão reajuste de 9,76% a partir de fevereiro. A atualização foi comunicada aos diretores de Seguridade Social e Relações de Trabalho da Fenapef, Sérgio Pinheiro e Luiz Caldas, e ao gerente Gleyson Freitas, nesta terça-feira (12), em reunião na sede da Federação.
Segundo a Geap, os reajustes ocorrem em virtude do excesso de sinistralidade e por aumento do custo médico-hospitalar. Mesmo assim, em 2018, ficou abaixo da inflação médica anunciada pelo mercado – em torno de 20%.

Para tentar diminuir o impacto no orçamento familiar dos policiais federais diante do alto custo da saúde suplementar no Brasil, a diretoria pediu alternativas para a direção da Geap. O grupo respondeu que está expandindo a atuação por meio de planos estaduais, que já estão presentes em 12 estados.

O plano estadual, denominado Geap Pra Você, abrange a rede credenciada no estado de contratação e já está presente em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Pará, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Pernambuco, Santa Catarina, Amazonas e Espírito Santo. De acordo com a Geap, é possível economizar até 30% optando por essa modalidade.

“Será necessário que o beneficiário faça uma avaliação sobre a viabilidade de contar apenas com a cobertura médica de seu estado. Muitos segurados já têm o hábito de recorrer aos seus médicos de confiança quando precisam, mas sequer sabem que podem ajustar suas coberturas para evitar excesso de gastos com a saúde. Também há aquele servidor sem plano de saúde que poderá migrar novamente à GEAP” ponderou o titular da pasta de Relações de Trabalho, Jorge Caldas.

Nos locais onde o plano estadual ainda não está disponível, os beneficiários terão 30 dias para migrar do plano nacional sem carência. Já os policiais federais com interesse em aderir ou retornar ao plano de saúde oferecido pela Geap devem procurar a área de Recursos Humanos de onde estão lotados ou na SRH da superintendência mais próxima. Também é possível buscar orientação no sindicato de filiação ou na própria Fenapef.

Transparência e participação
Durante a reunião realizada nesta terça, Sérgio Pinheiro pediu mais transparência por parte da Geap na comunicação de reajustes, planos de expansão e oferta de novos produtos. O diretor, no entanto, destaca que a participação dos policiais federais também tem um peso importante nas negociações.

“Pedimos que os policiais federais acompanhem o site da Federação e participem dos grupos de debate. A participação de todos é essencial nesse processo de negociação junto às operadoras de planos de saúde. Assim, é mais provável que tenhamos alternativas democráticas e que atendam a todos”, finalizou.

Fique atento

A Fenapef solicitou à Geap a planilha de custos e reajustes do plano de saúde dos últimos cinco anos para avaliação pelos sindicalizados. Assim que disponibilizada pelo grupo, a Fenapef repassará aos filiados por e-mail, canal de notícias no Whatsapp e grupo de debate da Federação no Facebook. Acompanhe.
 
Fonte: http://www.fenapef.org.br/geap-anuncia-reajuste-de-976-e-alternativas-para-diminuir-custos/