Leitura

04/08/2019

EXPULSÃO DE INDÍGENAS: 'POLÍCIA CHEGOU ATIRANDO BOMBAS', DIZEM KINIKINAUS

Era início da manhã da última quinta-feira (1) quando cerca de 200 indígenas do povo kinikinau chegaram à fazenda Água Branca, no município de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, para cobrar a demarcação de terras para a etnia. Segundo as lideranças, eles buscavam "recuperar a sua terra tradicional" que foi "invadida pelos fazendeiros e roubada há cem anos".

Os indígenas relatam que a conversa com o gerente da propriedade, assim como a saída dele e dos demais trabalhadores rurais do local, foram pacíficas. "Nós demos uma hora para ele sair e voltar depois para buscar o restante das coisas", contou Diele Kinikinau à ÉPOCA. Durante a tarde, no entanto, a Polícia Militar do Mato Grosso Sul teria chegado ao local para despejar o grupo usando gás lacrimogêneo e balas de borracha. Houve confronto e uma liderança Kinikinau foi atingida na cabeça por uma cápsula de gás lacrimogêneo.

"Nós, mais jovens, fomos para o portão da fazenda ver a chegada das viaturas e ônibus de policiais, e eles chegaram por trás da propriedade, e pegaram de surpresa os idosos e crianças. Tinha criança chorando, perdida da mãe. Foi horrível", diz Diele.

Segundo ela, os kinikinau tentaram conversar com os policiais, mas não houve diálogo. "Eles chegaram atirando balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Uma liderança (Manuel Kinikinau) teve um ferimento na cabeça e uma gestante ficou ferida na perna."

Eles também contam que receberam, via Whatsapp, um áudio atribuído ao prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro. "Recebemos uma ordem de Brasília para retirar [os indígenas], ou por bem ou por mal. Já me pediram dois ônibus para levar 90 policiais militares, e já tem mais uns 40 lá. Isso é uma boa notícia porque o governo precisa se posicionar referente a dar ordem e paz para todos que moram nesse país", diz o áudio. ÉPOCA tentou contato com o prefeito, mas não teve retorno.

A versão dos indígenas é contestada pelo governo do estado. Segundo o secretário de segurança pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, não houve confronto e tampouco tentativa de despejo. "O que aconteceu foi que forças estaduais de segurança pública foram atuar no local onde estava acontecendo crimes de ameaça, furto qualificado e crimes ambientais praticados por pessoas que se dizem indígenas", diz. Segundo ele, há alguns que "não têm características de índio".

"Fomos atender ocorrências relatados por vitimas e evitar um confronto entre produtores e essas pessoas que se dizem indígenas", afirma o secretário. Segundo ele, foram enviados ao local 80 policiais e um helicóptero.

Sobre as imagems de um kinikinau ferido e os relatos dos indígenas, o secretário afirma que não houve confronto. "Oficialmente não socorremos nenhum policial, nem indígena".

Videira também afirmou que as terras ocupadas pela fazenda não são de interesse da Funai. ÉPOCA entrou em contato com o órgão indigenista, mas não obteve retorno até a publicação dessa reportagem. No entanto, tanto a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, quanto a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, já assinaram pareceres que confirmam o território da Água Branca como terra indígena, sendo a principal etnia responsável por esse espaço a Terena.

"O sonho dos meus avós é chegar a essa terra que foi tirada dos nossos antepassados. Nós não queremos gado, propriedade, nada disso. Só queremos nossa terra", diz Diele.

Fonte: https://epoca.globo.com/expulsao-de-indigenas-policia-chegou-atirando-bombas-dizem-kinikinaus-23851042